UM PANORAMA DO CONCEITO FOTOSSÍNTESE NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, estratégia, formação de professores, Educação Básica

Resumo

A preocupação com o ensino e a aprendizagem nas Ciências da Natureza é recorrente, especialmente, de conceitos abstratos. Neste trabalho realizamos a busca por publicações no Encontro Nacional de Ensino de Biologia que tratam do conceito fotossíntese, para conhecer o que mostram as pesquisas publicadas no Enebio sobre o ensino e a aprendizagem desse conceito na Educação Básica. Foram selecionados 10 trabalhos que compõem o corpus de análise desta pesquisa, analisados por meio da Análise Textual Discursiva. As 45 unidades de significado identificadas nos trabalhos foram organizadas na categoria emergente Ensinar e aprender fotossíntese com estratégias diversificadas. Nela são propostas estratégias que podem auxiliar o ensino e a aprendizagem do conceito fotossíntese, tais como jogos didáticos, experimentação, dentre outras, bem como o próprio livro didático, que, aliados, podem auxiliar no planejamento e na construção de materiais ou recursos para o ensino que serão mediados pelo professor.

Biografia do Autor

Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, com atuação nos estágios curriculares supervisionados, metodologia e práticas de Ensino. Atua na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Estágios, Conteúdos Estruturantes, Metodologia no Ensino de Ciências/Biologia, Avaliação, Livro Didático. Integrante do grupo de pesquisa - Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN) grupo consolidado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Atua como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - Campus Cerro Largo.

Downloads

Publicado

2022-11-22