UM PANORAMA DO CONCEITO FOTOSSÍNTESE NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
ensino, aprendizagem, estratégia, formação de professores, Educação BásicaResumo
A preocupação com o ensino e a aprendizagem nas Ciências da Natureza é recorrente, especialmente, de conceitos abstratos. Neste trabalho realizamos a busca por publicações no Encontro Nacional de Ensino de Biologia que tratam do conceito fotossíntese, para conhecer o que mostram as pesquisas publicadas no Enebio sobre o ensino e a aprendizagem desse conceito na Educação Básica. Foram selecionados 10 trabalhos que compõem o corpus de análise desta pesquisa, analisados por meio da Análise Textual Discursiva. As 45 unidades de significado identificadas nos trabalhos foram organizadas na categoria emergente Ensinar e aprender fotossíntese com estratégias diversificadas. Nela são propostas estratégias que podem auxiliar o ensino e a aprendizagem do conceito fotossíntese, tais como jogos didáticos, experimentação, dentre outras, bem como o próprio livro didático, que, aliados, podem auxiliar no planejamento e na construção de materiais ou recursos para o ensino que serão mediados pelo professor.