Formação Humana Integral nas políticas de assistência estudantil dos Institutos Federais de Educação: análise a partir do Ensino Médio Integrado

Autores

  • Cristiani Hembecker Bonfim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Alberes de Siqueira Cavalcanti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Formação Humana Integral, Institutos Federais, Política de Assistência Estudantil

Resumo

Esta pesquisa tem a centralidade na Formação Humana Integral enquanto um dos princípios do Ensino Médio Integrado e nas Políticas de Assistência Estudantil que são destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, a problemática tratou de questionar se os documentos que regulamentam as Políticas de Assistência Estudantil nos Institutos Federais de Educação revelam ou não coerência com a Formação Humana Integral. A pesquisa teve por objetivo analisar se as Políticas de Assistência Estudantil atendem aos princípios do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais. Trata-se de pesquisa qualitativa que adotou como procedimento analítico a Análise Textual Discursiva, numa perspectiva de abordagem dialética. Constatou-se que a Formação Humana Integral está presente nos documentos institucionais, especialmente nas diretrizes e princípios e são expressas em ações e projetos voltados à interdisciplinaridade, à participação estudantil e cidadania e à inclusão e diversidade.

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Publicado

2022-11-22