PROTEÍNAS EM QUADRINHOS

  • Andrea Rita Marrero UFSC
  • Lígia Vanessa Silva SEC/RS e Unijui
Palavras-chave: Ensino de Biologia. Prática pedagógica. Proteínas. Quadrinhos.

Resumo

Aliada à importância do estudo das proteínas no ensino médio está a dificuldade por parte de alunos e professores de entender a relação dos conceitos sobre as proteínas e as funções nos seres vivos. Este tema no ensino médio, muitas vezes é abstrato e difícil de ser relacionado a processos biológicos pelos alunos, o que justifica a busca por uma abordagem minimamente diferente, divertida e significativa para alunos e professores. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo estudar as proteínas através da elaboração de História em Quadrinhos, HQ, sobre as proteínas, criadas pelos próprios alunos. Propõe-se possibilitar uma compreensão mais ampla da estrutura e função dessas substâncias, nos organismos, bem como tornar esse processo de aprendizagem mais divertido e significativo. Com o objetivo de modificar a abordagem convencional sobre as proteínas, nas aulas de biologia do primeiro ano do Ensino Médio, foi realizada uma atividade de criação de História em Quadrinhos envolvendo estrutura e função das proteínas. A ideia partiu dos próprios alunos no momento da aula teórica/expositiva sobre a estrutura e função das mesmas e a ideia foi aceita e compartilhada pelas demais turmas do primeiro ano da escola.

Publicado
2020-12-29
Seção
6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada