MARCOS HISTÓRICOS DO SURGIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DA CRIANÇA, E DA INF NCIA E SUAS RELAÇÕES COM O CURRÍCULO

  • Andrieli Taís Hahn Rodrigues UNIJUI
  • Angélica Taís Schneiders Angélica Taís Schneiders UNIJUI
Palavras-chave: Criança. Currículo. Educação Infantil. Marcos Históricos

Resumo

O presente artigo visa elucidar marcos históricos acerca dos assuntos: Educação Infantil, Criança, Infância e as relações desses com o currículo. Evidenciando que a criança nem sempre foi percebida pela sociedade como um ser em constante desenvolvimento, menos ainda, tendo um espaço específico para que houvesse um desenvolvimento integral e socialização com outras crianças e adultos. Sendo esse contexto o propulsor da presente pesquisa. Dessa forma, objetivou-se com esse estudo bibliográfico de cunho qualitativo, percorrer os aportes teóricos que tratam sobre o surgimento da Educação Infantil, as visões da infância e da criança e suas relações com o currículo, analisando as evoluções enquanto instituições e sujeitos sócio-histórico-culturais em constante constituição.

Publicado
2020-12-24
Seção
1 - O currículo da educação infantil, a alfabetização e o letramento