MODERNIDADE, COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: MOVIMENTOS DE COMPREENSÃO

Autores

  • Carla Riethmüller Haas Barcellos UNIJUI e Rede Pública Municipal
  • Luana Rodrigues dos Santos UNIJUI e Rede Pública Municipal

Palavras-chave:

Complexidade. Educação. Modernidade.

Resumo

Os modos de compreensão e aplicação do conhecimento ao longo do tempo estabelecem-se como paradigmas. A prática pedagógica tende a afinar-se com o paradigma vigente, isto é, o fazer da educação é sempre pautado por modelos, sejam eles conservadores e fragmentados – como temos na modernidade, ou mais sistêmicos com características criativas e transformadoras – no caso da complexidade. Salienta-se a ideia de que não existe uma ruptura entre um paradigma e outro, pois eles podem operar de modo concomitante. A exemplo de como as concepções de conhecimento diferentes coexistem, temos os currículos escolares. A didática dos docentes também aponta para uma simultaneidade de pontos de vista relacionados ao conhecimento. Cabe compreender como esses paradigmas – moderno e complexo – materializam-se na educação escolar e no pensamento pedagógico, bem como as possíveis limitações dos mesmos. 

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Publicado

2020-12-24

Edição

Seção

2 - Releitura dos teóricos em educação