CONHECIMENTOS DE PROFESSOR PARA BEM ENSINAR CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fernanda Marinho Sarturi
  • Marli Dallagnol Frison
  • Maria Cristina Pansera de Araújo UNIJUI

Palavras-chave:

Ciências. Conhecimento. Ensino fundamental

Resumo

Para o aluno compreender e conhecer os fenômenos naturais é necessária uma boa formação acadêmica de seus professores. Nesse sentido, destaco a importância da articulação entre os conteúdos de Biologia, Física e Química. Esse estudo teve como objetivo identificar potencialidades, limites e fragilidades de um processo constitutivo da docência na disciplina de Ciências, na formação inicial, e analisar as implicações de um currículo acadêmico de Ciências e Biologia quanto a contemplar (ou não) OS conhecimentos necessários para ensinar no ensino fundamental. Essa pesquisa contribui para uma discussão acerca do currículo desenvolvido na licenciatura e a avaliação pessoal e acadêmica desse processo. Este estudo foi orientado pela seguinte questão de pesquisa: Que conhecimentos da área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) constituem o currículo de Ciências Biológicas para que o futuro professor de Biologia atue nos anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências e quais as implicações desse modelo de formação na atuação profissional do futuro professor de Biologia?

Downloads

Publicado

2020-12-24

Edição

Seção

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada