QUE BICHO SERÁ?

  • Michele Delavusca UNOPAR/FAGEP
  • Grasiela Carvalho UNIJUÍ – UNINTER
Palavras-chave: Brincar. Criança. Natureza. Pesquisa.

Resumo

O presente projeto desenvolveu-se com uma turma de crianças pequenas (3 e 4 anos) na Escola Municipal Infantil Dalva de Almeida Weinmann, no ano de 2019. Na educação infantil, o trabalho de valorização do meio ambiente e da natureza acentua-se nos momentos proporcionados no pátio, ao ar livre, onde as crianças podem brincar e explorar esses espaços. Desta forma, buscamos resgatar e incentivar as crianças a conviverem com a natureza na pluralidade do respeito mútuo, de forma que possam desenvolver um senso de cuidado e preservação do ambiente em que estão inseridos. Neste contexto, algumas crianças acharam um “bichinho diferente”, no pátio, que chamou atenção e nos dias posteriores a curiosidade aumentava cada vez que iam para fora, logo, os demais começaram a agregar-se nessa descoberta. Assim, nosso olhar sensível enquanto educadoras nos levou a pensar que instalava-se ali uma rica fonte de pesquisa e descobertas, nos desafiando a propor situações de aprendizagens que valorizassem o respeito e a consciência de cuidado com a natureza, de interação com o ambiente natural, pautados no brincar, que é fundamental para o desenvolvimento integral infantil. Surgiu assim o projeto, tendo como metodologia a pesquisa e a observação de campo.

 

Publicado
2020-12-23
Seção
8 - Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento social