AS TICS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E A PROBLEMATIZAÇÃO DO TEOREMA DE TALES EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

  • Graziela Zorzo IFFar – Campus Santa Rosa
  • Angélica Maria de Gasperi IFFar – Campus Santa Rosa
  • Lucas de Freitas da Rosa IFFar – Campus Santa Rosa
  • Rúbia Emmel IFFar – Campus Santa Rosa
Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Remoto. Formação de Professores.

Resumo

O estudo traz reflexões a partir da Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) III, do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. Parte-se do objetivo de: compreender as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na formação inicial do professor de Matemática, refletindo sobre os recursos tecnológicos e educacionais, a elaboração de um planejamento, desenvolvido com uma turma de Ensino Fundamental.

Na PeCC III articulou-se um planejamento envolvendo as TICs a partir do tema Teorema de Tales, tendo em vista que este é um conteúdo a ser desenvolvido no 9º ano do Ensino Fundamental. A partir desta temática foi necessária a busca por referenciais teóricos que têm como pauta as tecnologias no ensino de Matemática. Identificamos que as TICs podem revolucionar a maneira de dar aula, desde que, tenhamos os materiais necessários, qualificação e envolvimento do professor e aluno, buscando um diálogo ação/reflexão/ação entre os professores e motivacional/reflexivo entre docente e estudante. A aula de matemática, integrada a nova tecnologia para subsidiar o conhecimento e a significação, podem ser a chave para um maior engajamento do aluno nas aulas de exatas (FARIA, 2016).

Publicado
2020-12-23
Seção
6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada