APROPRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO

  • Paola Cristiane Vidor
  • Marli Dallagnol Frison
  • Maria Cristina Pansera Pansera de Araújo

Resumo

Este texto socializa resultados de um estudo que teve como objetivo refletir e analisar aulas sobre sistema digestório na apropriação de um processo de contextualização observação e desenvolvimento de aulas de ciências no modo de ensino remoto, ou seja com aulas a distância. O ensino de Ciências da Natureza no nível médio exige dos professores maior dedicação com as aulas no sentido de contextualização dos conteúdos abordados, bem como a interação com o cotidiano dos estudantes. Para isso, precisamos ter uma formação que possibilite essas interações desde a formação acadêmica do docente. Então, nesse campo de conhecimento que é caracterizado pela pesquisa e observação de espaços educativos, torna-se de fundamental importância produzir nos estudantes a necessidade do estudo, o interesse e a curiosidade da descoberta e também motivação para a aprendizagem dos conteúdos escolares.

Biografia do Autor

Paola Cristiane Vidor

Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura – UNIJUÍ.

Marli Dallagnol Frison

Professora do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (DCVida – UNIJUÍ) e Professora da disciplina “Prática de Ensino II: Pesquisa em Ensino de Ciências I”.

Maria Cristina Pansera Pansera de Araújo

Professora doutora do departamento de Ciências da Vida – UNIJUÍ.

Publicado
2020-12-23
Seção
10 - Aprendizagem na educação básica: desafios e perspectivas curriculares