CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES ACERCA DO EXERCÍCIO DOCENTE POR MEIO DA LINGUAGEM

  • Marsoé Cristina Dahlke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Ibirubá
  • Jordana Perkoski Dumke UNIJUÍ
Palavras-chave: Diálogo, Educação, Escola, Formação, Humano

Resumo

A espécie humana se diferencia das demais espécies animais pela sua capacidade de transcender o previamente estabelecido em sua constituição biológica. Integramos uma espécie inacabada, que necessita ser educada e educar-se na medida em que produz cultura. Segundo a ideia kantiana “nos tornamos humanos por meio da educação”. O presente trabalho surge por meio dos estudos e discussões desenvolvidos na disciplina “Docência no Ensino Superior” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), sob a orientação do Professor Doutor José Pedro Boufleuer no segundo semestre de 2020.

Publicado
2020-12-23
Seção
2 - Releitura dos teóricos em educação