ENSINO DE HISTÓRIA: (RE)SIGNIFICAÇÕES EM UMA PERSPECTIVA REPUBLICANA

Autores

  • Maria Carolina Magalhães Santos

Palavras-chave:

Educação Básica, Escola Republicana, Ensino de História, Hist´ória

Resumo

Por que ensinamos história? Qual é a função do ensino de história? Ele deve estar presente nas escolas? Questionamentos esses que possivelmente são feitos por muitos na sociedade contemporânea, sejam estes estudantes, professores historiadores ou mesmos pessoas ligadas às comunidades escolares da contemporaneidade.

Nessa premissa que surge o texto aqui apresentado, pensando na problemática historiográfica desenvolvida por autores como Jörn Rüsen de qual é função da história na escola e por sua vez, seu ensino como parte do currículo das Ciências Humanas.

O objetivo principal deste texto é pensar as razões para a manutenção do componente como parte da escolarização de crianças e jovens no Brasil. Ainda, buscar-se-á pensar o ensino de história a partir de uma perspectiva da escola republicana, sendo o mesmo, parte fundamental para a formação cidadã, portanto, uma formação para a vida na sociedade republicana.

Biografia do Autor

Maria Carolina Magalhães Santos

Mestra em Educação nas Ciências pela Unijuí, professora de história na educação básica da rede privada de ensino.

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Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

10 - Aprendizagem na educação básica: desafios e perspectivas curriculares