AS INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS NO VIÉS DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
Palavras-chave:
Complexidade, Culturas Infantis, Educação, InfânciasResumo
Este artigo é resultado de um processo de intensas inquietações provocadas durante nossa caminhada na docência. Na medida em que fomos ampliando os conhecimentos sobre a história da infância, sentimo-nos cada vez mais desconcertadas quanto a este tema. A partir destes questionamentos o texto apresenta reflexões sobre as infâncias contemporâneas sob o viés da complexidade, no intuito de compreender como são concebidas no entendimento de alguns autores, de forma a dar visibilidade a esse sujeito histórico e social que é constituído nos ecos e reflexos das Culturas Infantis e das relações de poder que se estabelecem entre os sujeitos adulto/criança.
Trata-se de um estudo teórico e bibliográfico inspirado em diversos autores, entre eles: Arroyo (2008), Corazza (2004), Larrosa (2010), Morin (2000; 2003; 2015), Postman (1999). No contexto da educação brasileira vivemos momentos de muitas incertezas. No que se refere às infâncias contemporâneas há muitos questionamentos por parte dos docentes, especialmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.