O PENSAMENTO EVOLUTIVO E CIENTÍFICO NO LIVRO DIDÁTICO, BNCC E REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO

Autores

  • Francisco Johann Fensterseifer Unijuí
  • Maria Cristina Pansera de Araujo Unijuí
  • Marli Dallagnol Frison Unijuí

Palavras-chave:

Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Educação, Educação Básica

Resumo

Este texto socializa resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar elementos nos documentos orientadores do ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG), na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e em um livro didático de Biologia, que possibilitam reconhecer preocupações com a história do conhecimento científico, relacionadas a conceitos da Biologia, como possibilidade de desenvolvimento do pensamento teórico por estudantes do Ensino Médio.

Para aprofundar o conhecimento sobre esse tema, realizamos a arte do conhecimento, a partir da análise de Dissertações e Teses do banco da Capes. Para isso, foram utilizados os descritores: “História do conhecimento”, “Evolução”, “Biologia”, “Conhecimento científico” e “História”. Foram encontrados vinte e sete trabalhos (um artigo científico, dezessete dissertações de mestrado e nove teses de doutorado). Dentre esses, destacamos o estudo realizado por Jensen (2016), que abordou a História da Biologia e Ensino, para introduzir episódios da História da Ciência em aulas de Ciências do Fundamental II da escola básica, em especial, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Biografia do Autor

Francisco Johann Fensterseifer, Unijuí

Acadêmico dos Cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) da UNIJUÍ.

Maria Cristina Pansera de Araujo, Unijuí

Professora do Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da UNIJUÍ.

Marli Dallagnol Frison, Unijuí

Professora do Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da UNIJUÍ.

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Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada