A INTERDISCIPLINARIDADE NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Catiane Meline Hoffmann Oster
  • Andrea De Lucas Abreu
  • Cibele Mai
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Educação Ambiental. Cidadania. Protagonismo. Comunidade.

Resumo

A escola é um marco convergente das diversas temáticas que moldam o ser humano, é nela que ocorrem algumas provocações, que geram o conhecimento, seja a partir do debate, da crítica e também da análise de diversos fatores. Estas temáticas perpassam pelos conteúdos desenvolvidos nos componentes curriculares, são tradicionalmente individualizados e formatados, distribuídos isoladamente ao aluno, que precisa então fazer a relação entre eles, transformando informações em conhecimento tanto para si quanto para a sociedade.

Dentre as temáticas apresentadas nas instituições de ensino, se encontra a Educação Ambiental, que de acordo com a Lei Federal 9.795 de 27 de Abril de 1999,é definida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Publicado
2020-12-24
Seção
8 - Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento social