CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ANALISADAS EM UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO
Palavras-chave:
Currículo. Formação inicial. Investigação-formação-ação.Resumo
Neste estudo serão apresentadas reflexões das análises de concepções de currículo pelos Licenciandos em Ciências Biológicas, num processo de investigação-formação-ação (IFA) (GÜLLICH, 2012; EMMEL, 2019). Ocorreu a partir de um processo de IFA (GÜLLICH, 2012) durante o quarto semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no componente curricular Didática, Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico, com foco no currículo e no ensino de Ciências e de Biologia. Analisaram-se os processos de transformações de concepções de currículo, que foram identificados a partir das escritas narrativas dos licenciandos. Deste modo, foi possível identificar ciclos reflexivos, que de acordo com Contreras (1994, apud GÜLLICH, 2012, p. 45) são relacionadas à “molas propulsoras que vão desencadeando a direção do processo formativo e permitem avanços teóricos, investigativos e constitutivos dos sujeitos da pesquisa”, e os movimentos formativos constitutivos de uma espiral em expansão.