DO MESTRADO AO PÓS-DOUTORADO: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR

Autores

  • Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso UFFS
  • Maristela Maria de Moraes Unijuí

Palavras-chave:

Educação nas Ciências. Internacionalização. Processo formativo. Professor-Pesquisador. Programa de Pós-graduação.

Resumo

Este texto tem como objetivo refletir sobre a importância da internacionalização na formação do professor-pesquisador de maneira a trazer contribuições significativas para sua formação e atuação profissional. Desse modo, nosso esforço é refletir como essa política cada vez mais presente nos Programas de Pós-Graduação tem contribuído no nosso processo de formação enquanto professoras, pesquisadoras e cidadãs do mundo. Para isso, apresentamos e discutimos sobre o percurso que realizamos junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, que teve início no curso de Mestrado estendendo-se ao Doutorado e ao Estágio de Pós-Doutorado, numa intensa relação com pesquisadores de outros países.

Biografia do Autor

Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, UFFS

Doutora e Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, com Doutorado Sanduíche na Università di Bologna/Itália. Pós-doutorado em Educação nas Ciências – UNIJUÍ. Licenciada em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Especialista no Ensino de Geografia e da História - Saberes e Fazeres na Contemporaneidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais. Professora Substituta da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo

Maristela Maria de Moraes, Unijuí

Doutora e Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Realizou estágio doutoral (doutorado sanduíche) na Universidade de Lisboa – Portugal. Pós-doutorado em Educação nas Ciências – UNIJUÍ. Licenciada em Letras Português e respectivas Literaturas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Licenciada em Pedagogia pela UNINTER. Integrante do grupo de pesquisa: Ensino e Metodologia em Geografia e Ciências Sociais

Downloads

Publicado

2020-12-24

Edição

Seção

12 - Pesquisa, ensino e extensão