DO MESTRADO AO PÓS-DOUTORADO: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR
Palavras-chave:
Educação nas Ciências. Internacionalização. Processo formativo. Professor-Pesquisador. Programa de Pós-graduação.Resumo
Este texto tem como objetivo refletir sobre a importância da internacionalização na formação do professor-pesquisador de maneira a trazer contribuições significativas para sua formação e atuação profissional. Desse modo, nosso esforço é refletir como essa política cada vez mais presente nos Programas de Pós-Graduação tem contribuído no nosso processo de formação enquanto professoras, pesquisadoras e cidadãs do mundo. Para isso, apresentamos e discutimos sobre o percurso que realizamos junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, que teve início no curso de Mestrado estendendo-se ao Doutorado e ao Estágio de Pós-Doutorado, numa intensa relação com pesquisadores de outros países.