A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DE PESQUISADORES DO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann UFFS
  • Roque Ismael da Costa Güillich UFFS

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica. Ensino de Biologia. Ensino de Ciências. Formação de Professores. Meio Ambiente

Resumo

A Educação Ambiental (EA) se apresenta como um campo rodeado de debates e conflitos de interesses, especialmente relacionados à esfera do desenvolvimento sustentável. A questão ambiental é debatida em nível internacional, como em conferências promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo a primeira realizada em Estocolmo no ano de 1972, e acabou por subsidiar os ideais do que atualmente temos como desenvolvimento sustentável e o papel da EA neste processo. Este debate não é recente, entretanto, a crescente necessidade de reanalisar as relações entre homem e ambiente passaram a ganhar mais atenção e inclui no debate, governantes, iniciativas privadas, mídia, comunidade científica e civil (SULAIMAN, 2011).

Biografia do Autor

Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann, UFFS

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas, bolsista do PetCiências-FNDE-MEC/UFFS, campus Cerro Largo-RS 

Roque Ismael da Costa Güillich, UFFS

Doutor em Educação nas Ciências. Professor Adjunto de Prática de Ensino, Tutor do PetCiências – FNDE-MEC/UFFS, Pesquisador Líder do GEPECIEM, Editor da Revista Insignare Scientia, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Licenciatura em Ciências Biológicas, UFFS. 

Downloads

Publicado

2020-12-24

Edição

Seção

8 - Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento social