A EDUCAÇÃO ESTÁ NA MESA: AS POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA À ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

  • Simone Zientarsk Fontana Unijuí
  • Laís Francine Weyh
  • Ana Cláudia Soares Unijuí
  • Maristela Borin Busnello Unijuí
Palavras-chave: Alimentação escolar. Educação Alimentar e Nutricional. Prática Pedagógica. Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Resumo

A alimentação escolar faz parte do dia a dia dos estudantes que frequentam as instituições escolares. Desde muito pequenos, seja frequentando a escola em apenas um turno ou participando das atividades educativas em turno integral, a refeição oferecida pela escola assume grande importância na vida dos estudantes. Esta tem ainda mais relevância tendo em vista a situação de desigualdade social que impera no Brasil, muitas famílias enfrentam graves situações de miséria e enxergam na escola uma possibilidade de alimentação diária nutritiva. No entanto, além dos aspectos biológicos que são atendidos pela alimentação, existe uma série de outros fatores de ordem cultural, emocional, social inerentes a este ato, o que nos permite admitir que este é um ato deveras complexo, dada sua multidimensionalidade. Assim, faz-se importante atentarmos para a dimensão pedagógica da alimentação, tida como uma construção ao longo da vida, especialmente em âmbito escolar. 

Biografia do Autor

Simone Zientarsk Fontana, Unijuí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Bolsista CAPES

Laís Francine Weyh

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Bolsista CAPES.

Ana Cláudia Soares, Unijuí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). Bolsista CAPES. 

Maristela Borin Busnello, Unijuí

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ). 

Publicado
2020-12-24
Seção
6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada