MEDIAÇÃO ESCOLAR E DIREITOS HUMANOS: O CONFLITO VISTO COMO FORMA POSITIVA NA EFETIVAÇÃO E NA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS

Autores/as

  • Francisco Ribeiro Lopes UNIJUI
  • Viviane Dotto Coitinho UNIJUI

Resumen

presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise sobre a mediação no âmbito escolar bem como sua colaboração no que tange aos conflitos dessa magnitude. Nesse sentido, a escola é um ambiente transformador com responsabilidade social, pois a criança ou adolescente de hoje é o adulto de amanhã. Para tanto se optou pela revisão bibliográfica como aporte metodológico, tendo como marco inicial a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente e posteriormente a utilização dos direitos humanos como meio de efetivação da mediação. Sendo a mediação um caminho possível na busca da solução dos conflitos, no contexto escolar, em relação as crianças e aos adolescentes, quando estes se sentirem marginalizados ou excluídos, acarretando diminuição da autoestima.

Publicado

2018-02-28

Número

Sección

Fundamentos e Concretização dos Direitos Humanos