Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
O DESAFIO DO ESTADO CONTEMPORÂNEO QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS: A DEMOCRACIA ENQUANTO VIA POSSÍVEL À JUSTIÇA SOCIAL
Autores
Marcio Renan Hamel
UNIJUI
Aline Moura da Silva Boanova
UNIJUI
Resumo
Analisa-se neste estudo a efetivação dos direitos sociais no Brasil e como pano de fundo tem-se o Estado Social e suas configurações no contexto brasileiro. A relevância desse trabalho reside em identificar uma alternativa para a implementação dos direitos sociais como um desafio ao Estado contemporâneo. O objetivo geral é demonstrar que a cidadania enquanto realização democrática é capaz de efetivar os direitos sociais frente ao Estado, promovendo justiça social. Os objetivos específicos são relatar o surgimento e crise do Estado do Bem-Estar, contextualizando sua implantação no Brasil; apontar os principais pontos da Reforma Gerencial do Estado; e discorrer sobre cidadania, democracia e participação social. Com o resultado se espera conseguir contribuir para a efetivação de direitos fundamentais no Brasil.