Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
MEDIAÇÃO ESCOLAR E DIREITOS HUMANOS: O CONFLITO VISTO COMO FORMA POSITIVA NA EFETIVAÇÃO E NA PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS
Autores
Francisco Ribeiro Lopes
UNIJUI
Viviane Dotto Coitinho
UNIJUI
Resumo
presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise sobre a mediação no âmbito escolar bem como sua colaboração no que tange aos conflitos dessa magnitude. Nesse sentido, a escola é um ambiente transformador com responsabilidade social, pois a criança ou adolescente de hoje é o adulto de amanhã. Para tanto se optou pela revisão bibliográfica como aporte metodológico, tendo como marco inicial a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente e posteriormente a utilização dos direitos humanos como meio de efetivação da mediação. Sendo a mediação um caminho possível na busca da solução dos conflitos, no contexto escolar, em relação as crianças e aos adolescentes, quando estes se sentirem marginalizados ou excluídos, acarretando diminuição da autoestima.