Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO FRENTE A UM PROCESSO CIVIL CALCADO NA HERANÇA DO RACIONALISMO DO ESTADO LIBERAL
Autores
Alexsandra Gato Rodrigues
UNIJUÍ
Felipe Luiz Rosa
UNIJUÍ
Resumo
O presente possui a proposta de estudo do atual processo civil quanto ao instituto da mediação aliada ao novo ordenamento jurídico, o qual busca uma resolução consensual de conflitos, com o propósito basilar de que a contenda não se torne um futuro litígio, buscando tutelar os direitos de forma segura, célere e efetiva, analisando-se, ainda, a herança do racionalismo do Estado Liberal. Em que pese o processual civil primar pela resolução consensual e, tendo em vista uma sociedade atual complexa, questiona-se, se, o cenário processual civil, através do instituto da mediação, está preparado para enfrentar as questões oriundas do Estado Democrático de Direito ante os novos direitos advindos da sociedade moderna? Para tanto, utilizou-se do método dedutivo ante os fatos em seu contexto social, político, econômico e cultural, mediante pesquisas bibliográficas.