A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES E DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BALSAS À LUZ DE VIGOTSKI.

Autores

  • Carmenvan Siqueira Macedo UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Gigliane Batista de Oliveira UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Janimária Vila Nova Tavares UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
  • Tatiana Alves Rodrigues UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

Educa Balsas. Ensino. Professor. Teoria Histórico-cultural.

Resumo

É notório o contexto social no qual estamos inseridos, em que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), interferem no desenvolvimento dos cidadãos, considerando as mudanças histórico-culturais nas quais estão inseridos. A sociedade atual está permeada pelas tecnologias, mas o processo ensino aprendizagem através destes novos instrumentos culturais, por parte de todos os docentes e estudantes, e não apenas como esforço isolado de alguns professores interessados no assunto é um desafio. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo basilar refletir sobre o papel das tecnologias no ensino e as interações entre estudantes e professores na sala de aula na Rede Municipal de Ensino de Balsas/MA. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizado, além de pesquisas bibliográficas, relatos de experiências vividas no ambiente escolar, utilizando, sobretudo, ferramentas tecnológicas do Programa Educa Balsas.  

Downloads

Publicado

2022-11-22