LUDOTECA: um recurso pedagógico para a construção de aprendizagens e para a redução das desigualdades sociais

Autores

  • Franciele Pacheco de Vargas
  • Anelise de Oliveira Rodrigues Unijuí- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Anyely Karol Schroder
  • Vanessa Cora Zamin
  • Sidinei Pithan da Silva

Resumo

Este trabalho que se constituiu a partir do desenvolvimento do projeto “Ludoteca”, realizado em uma Organização da Sociedade Civil- OSC, do município de Santa Rosa, tem por objetivo investigar a importância de espaços lúdicos para a construção de aprendizagens e redução de desigualdades sociais em contextos de educação popular. A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa, pautada em uma pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a Ludoteca, enquanto ambiência que acolhe o brincar é um relevante aporte pedagógico que promove a interação das crianças, com a sua imaginação, com seus pares, com seu eu interior e possibilita a vivência de situações concretas do mundo de faz de conta, garantindo o acesso a direitos assegurados pela lei no que tange à cultura e ao lazer.

Downloads

Publicado

2022-11-22