O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: encontros e encantamentos com a docência no discurso de estudantes em Pedagogia

Autores

  • José Firmino de Oliveira Neto Universidade Federal de Goiás
  • Ester Alves Lopes Mendes
  • Lorena Borges Almeida

Palavras-chave:

Formação de Professores. Pedagogia. Estágio Supervisionado. Educação Infantil.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é compreendido como campo de conhecimento e lócus privilegiado para se compreender a docência e suas multideterminações. Assim, nesse artigo temos por objetivo apresentar um conjunto de reflexões acerca do ECS em Educação Infantil no Curso de Pedagogia, por intermédio de uma análise de abordagem qualitativa, com vista a enunciar o discurso proferido pelos estudantes a partir da aproximação e reflexão teórico-prática com os diferentes atores da educação de crianças de 0 a 6 anos de idade. A partir dos estudos realizados por nós, é possível perceber que os discursos enunciam a natureza teórico-prática do ECS, enquanto um tempo de descoberta sobre a práxis docente, através de experiências profissionais coletivas. Há marcas, portanto, de uma aprendizagem sobre o “ser professor”, através do diálogo entre professores universitários, estagiários, professores supervisores, gestores escolares e crianças. Dessa forma, conclui-se que o ECS pressupõe processos de ação e reflexão acerca das especificidades do trabalho docente que se estabelece em tempos e espaços de criação, reflexão e transformação.

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Publicado

2022-11-22