UMA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS NORMATIVAS RELACIONADAS AO ENSINO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO PANDÊMICO DE 2020 A 2021: Entrelaces com a perspectiva de Paulo Freire

Autores

  • Débora Fabiane Santana Pereira UFGD
  • Adriana Marques de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Palavras-chave:

Paulo Freire, pandemia, normatizações

Resumo

Este trabalho buscou investigar acerca da realidade pandêmica vivenciada no período de 2020 a 2021 a Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul nas normatizações publicizadas pela Secretaria de Educação deste referido Estado. Neste contexto, as atividades dos professores da rede de ensino de Mato Grosso do Sul, tiveram suas atividades pedagógicas modificadas, acarretando assim, na suspensão das aulas presenciais nas redes públicas e estaduais, visando minimizar o impacto de contaminação pelo vírus COVID-19, conforme as normativas e orientações publicizadas. Objetivamos dialogar com os pressupostos teórico-metodológicos de Paulo Freire no intento de entretecer conceitos adjacentes ao período vivenciado, tendo como base: o levantamento preliminar e a codificação. A construção do material empírico foi obtida através dos materiais publicizados em Decretos e Normativas e disponibilizados pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. A análise deste material foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva no aprofundamento e na compreensão dos fenômenos, contribuindo no processo de análise das informações expressas nos documentos. Assim, foi delimitado e iniciado o processo de desconstrução dos textos por meio de leitura e releitura desde material empírico. Tivemos 3 (três) unidades de significados, as quais foram reorganizadas em duas categorias intermediárias e uma categoria final. Os pressupostos teórico-metodológicos que embasaram essa proposta mostraram-se um potente instrumento para discussão e reflexão na/sobre formação de professores/as neste cenário pandêmico. Diante do cenário pandêmico vivenciados nos anos de 2020 e 2021 pode-se notar o quanto os professores tiveram que replanejar e adequar suas aulas ante a pandemia.

Biografia do Autor

Adriana Marques de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduada pelo Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Doutora do Programa de Pós-Graduação Educação para Ciência da Unesp, Campus de Bauru.

Downloads

Publicado

2022-11-22