O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA DE BIOLOGIA: Um olhar para aulas noturnas

Autores

  • Ana Cláudia Zanella Cavalheiro Wottrich Instituto Federal Farroupilha- Campus Santo Augusto
  • Clarines Hames
  • Beatris Gattermann

Palavras-chave:

Aprendizagem. Biologia. Competências. Ensino. Metodologia.

Resumo

Esse trabalho constitui-se em uma reflexão construída a partir de um Estágio de Observação realizado em uma Escola Pública no componente curricular de Biologia nas turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio Noturno. Teve como objetivo a inserção do acadêmico no espaço escolar e na sala de aula, como meio para compreender os processos que se estabelecem nesse contexto visando a aprendizagem dos alunos. A importância dessa etapa na formação do acadêmico está na possibilidade de conhecer as relações, interações, metodologias, documentos pedagógicos que fazem parte do processo de ensino e de aprendizagem. Concluiu-se que por mais que o conteúdo possa ser interessante e de domínio do professor, isso não é suficiente. O processo é complexo e requer pensar que para construir habilidades e competências em Biologia, considerando a BNCC, é necessário criar estratégias metodológicas diferenciadas que por vezes ainda não são compreendidas pelos professores e acadêmicos.

 

Downloads

Publicado

2022-11-22