A INSTAURAÇÃO DE UMA NOVA FORMA HISTÓRICA DE INSTRUMENTAL DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÓS-PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Jander Fernandes Martins FEEVALE/Prefeitura Municipal de Campo Bom
  • Vitória Duarte Wingert Universidade FEEVALE

Palavras-chave:

Educação Básica, Instrumentos Didáticos, Pandemia, Trabalho Docente, Organização do Trabalho didático

Resumo

O presente trabalho versa sobre um estudo que parte da análise da constituição histórica do trabalho docente, especificamente, acerca do instrumental didático, culminando sobre reflexões atuais acerca das novas configurações de organização do trabalho didático instauradas por força de uma pandemia global, a qual afetou todos os segmentos e esferas sociais, em especial, aqui à educação escolar. Para tanto, ao identificar as distintas formas históricas de instrumentais didáticos e sua funcionalidade, sistematizou-se uma classificação deles até a atual forma estabelecida na educação básicas, ensino remoto e híbrido a partir das TIC’S, como ferramenta central na mediação do trabalho didático do professor de Educação Básica. Dentre ideários pedagógicos, elegeu-se como categoria de análise a “Organização do Trabalho Didático” (Alves, 2005) e o “Triângulo Pedagógico” (NÓVOA, 1999). A partir desta categorização, problematizasse as novas configurações de trabalho didático remoto e híbrido, especialmente, os instrumentais didáticos centrais desta, possível, nova configuração escolar.

Biografia do Autor

Jander Fernandes Martins, FEEVALE/Prefeitura Municipal de Campo Bom

Pedagogo licenciado (UFSM). Mestre e Doutor em Processos e Manifestações Culturais (FEEVALE). Professor concursado na educação básica de Campo Bom-RS.

Vitória Duarte Wingert, Universidade FEEVALE

Licenciada em História (FEEVALE). Mestra em Processos e Manifestações Culturais (FEEVALE). Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE). Bolsista CAPES-PROSUC. Professora concursada em educação básica.

Downloads

Publicado

2022-11-22