A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A EXPERIÊNCIA DO CUIDADO DE SI: uma revisão narrativa

Autores

  • Eloísa Bohrer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
  • Maria Simone Vione Schwengber

Palavras-chave:

Autoformação, Cuidado de si, Educação Física, Formação inicial, Revisão narrativa

Resumo

Trata-se de uma revisão narrativa elaborada para compor a tese de doutorado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ. O objetivo deste artigo foi compreender como o cuidado de si (conceito central da tese) tem sido operacionalizado em sua relação com a formação inicial em Educação Física, de 2016 a 2022. Buscou-se por artigos, dissertações e teses, disponíveis no Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (2022). Os resultados revelaram que o conceito de cuidado de si assume diferentes abordagens no âmbito das investigações científicas em Educação Física, porém, não foi possível localizar produções que o operacionalizasse com a mesma intenção que temos na construção da tese de doutorado a qual pretende investigar os modos que os sujeitos operam para enfrentar os desafios de sua formação inicial em Educação Física, numa perspectiva de cuidado de si.

Downloads

Publicado

2022-11-22