AUTORIDADE: responsabilidade e transmissão de mundo

Autores

  • Franciele da Silva dos Anjos Strohhecker Unijuí
  • Gian Soliman Ruschel
  • Sirlei Rigodanzo

Palavras-chave:

Ciberespaço, Formação Humana, Tradição, Ética

Resumo

A partir do conceito de autoridade em Arendt, nos propomos a pensar a problemática da educação no contexto do ciberespaço, o que se justifica a partir da compreensão dos diversos desafios do processo de educar contemporâneo. Assim, contextualizamos a partir de Bernard Charlot, as noções de educação e de mundo, ancorados pelas noções de ciberespaço. Por fim, levantamos questionamentos e críticas acerca da relação tensa e conturbada da formação humana e de mundo comum frente ao ciberespaço e as novas tecnologias digitais. Destarte, concluímos que o ciberespaço, sem regulamentação, desprovido de norma, não pode ser formativo – ao menos não no sentido mais abrangente da palavra. Fato que nos desafia e convoca-nos ao exercício da autoridade. No sentido de salvaguardar/preservar uma educação assentada em princípios civilizacionais, éticos, comprometida com o cuidado das novas gerações e do mundo.

Biografia do Autor

Gian Soliman Ruschel

 Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), bolsista CAPES/PROSUC.

Sirlei Rigodanzo

Professora do Instituto Federal Farroupilha – IFF Campus de Panambi/RS, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC).

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Publicado

2022-11-22