DE ALUNO A PROFESSOR EM UM QUILOMBO: reflexões sobre formação e configuração da identidade docente
Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Física, Identidade Docente, Educação Quilombola, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo apresenta aspectos do processo de construção de identidade de um concluinte do curso de Licenciatura em Física. Sua identidade foi e continua sendo forjada na Comunidade quilombola Campo Verde, localizada no município de Concórdia do Pará, no estado do Pará. Os autores buscaram realizar reflexões sobre como as experiências de escolarização em um Quilombo interfere/contribui para a formação docente voltada à transformação do processo de ensino de Ciências/Física nesse contexto. Nosso objetivo foi compreender como a trajetória educacional de um futuro professor, que cursou a educação básica em uma escola quilombola e atualmente é concluinte de um curso de Licenciatura em uma instituição superior pública, poderá contribuir para sua prática docente. Para a construção desse texto, utilizamos como metodologia o relato autobiográfico do primeiro autor, que narrou sua história enfatizando suas experiências como morador e estudante de um Quilombo que teve a oportunidade de acessar a universidade e retornar com a possibilidade de ser professor na escola na qual foi formado. A narrativa analisada apontou que a identidade do futuro docente de Ciências/Física foi e vem sendo configurada pelas suas experiências e vivências tanto no ambiente quilombola quanto fora dele, e esse intercâmbio é/foi enriquecedor no seu processo de formação.