PROPOSTA DE ÍNDICE COMPÓSITO COMO FERRAMENTA DE APOIO A SELEÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: Um estudo de caso para o ensino técnico
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Índice, Multicritério, Educação profissional e tecnológica, Ferramenta computacionalResumo
O presente estudo se propõe a contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem multicritério por meio da proposição de um índice compósito que poderá ser utilizado para auxiliar o docente a selecionar a metodologia ativa mais adequada a uma atividade didática. Foi adotado o método do somatório como formulação matemática e todos os indicadores foram considerados igualmente importantes. O modelo proposto foi aplicado a um estudo de caso em uma disciplina do curso técnico. O resultado final dos indicadores compósitos para aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, gamificação e aprendizagem cooperativa foram: 45, 55, 43 e 52, respectivamente. Dessa forma, para o estudo de caso em questão os resultados do índice proposto indicam a aplicação da aprendizagem baseada em projetos. O índice proposto demonstra a versatilidade da utilização de ferramentas multicritério como suporte a decisão no âmbito do processo de elaboração de estratégias de ensino-aprendizagem.