ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luana Zimpel de Quadra UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Rosemar Ayres dos Santos

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Educação Infantil; Criança.

Resumo

Considerando que a Educação Ambiental (EA) necessita se fazer presente desde a Educação Infantil (EI), investigamos: Como o(a) professor(a) pode desenvolver em sala de aula, no Ensino de Ciências da EI, a EA? Objetivamos entender e analisar como ocorre a EA no Ensino de Ciências da EI, tendo como corpus de análise as produções presentes no IBICT. Para isso, tem-se como metodologia de análise a Análise de Conteúdo. Desta, emergiram duas categorias: a) Significados na Aprendizagem da EA na EI; e b) Práticas Pedagógicas de EA na EI. Constatamos que poucos estudos têm sido feitos no âmbito da EA na EI. Isso traz reflexões e questionamentos sobre os motivos de não se ter pesquisas nessa área, visto que ela  é importante, sendo esses conhecimentos tão necessários para as crianças desde suas primeiras fases de desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2022-11-22