CONTRIBUIÇUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA.

Autores

  • Marta Regina Ferreira De Morais Universidade Federal de Mato grosso/Campos Rondonópolis
  • Carmem Alessandra Rodrigues Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/ CAMPOS RONDONÓPOLIS
  • Cristiane Rodrigues Thiel Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/ CAMPOS RONDONÓPOLIS
  • Juliana de Castro Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/ CAMPOS RONDONÓPOLIS
  • Nathália Marques da Conceição UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO/ CAMPOS RONDONÓPOLIS

Palavras-chave:

Educação Contemporânea, Emancipação, Sistema Econômico, Teoria Crítica

Resumo

A educação contemporânea tem uma tarefa desafiadora, preocupar-se com o desenvolvimento de um sistema de ensino interconectado com os problemas da sociedade atual, abolindo a velha estrutura de um ensino fragmentado e descontextualizado da realidade de modo a proporcionar uma reflexão que se consolide em ações concretas e benéficas à sociedade onde se encontra. Este trabalho tem como intuito apresentar algumas reflexões sobre sociedade e educação pensadas a partir da Teoria Crítica através do pensamento de Theodor W. Adorno (1985) e Bruno Pucci (2007)      onde se objetiva determinada transformação da sociedade e da escola a partir do conhecimento  por ela produzido como ideia básica de uma educação emancipatória.  O estudo é de natureza qualitativa, pois busca explorar significados e interpretar como se constrói esses significados em um determinado contexto. Este trabalho ainda está em fase de andamento com pretensão de contribuir com os desafios que a educação contemporânea traz principalmente em relação aos posicionamentos e projetos de sociedade que têm em suas bases, além de interesses econômicos, divergências culturais e políticas.

 

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Publicado

2022-11-22