CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Um retrato do Ensino Remoto Emergencial no contexto pandêmico da Covid-19 em Fortaleza/CE
Palavras-chave:
EJA, Educação, Ensino Remoto EmergencialResumo
O presente trabalho refere-se a partir de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Adelino Alcântara Filho, no município de Fortaleza. Tem como objetivo analisar as condições de trabalho docente na EJA e o uso das novas tecnologias durante o Ensino Remoto Emergencial no período pandêmico. A pesquisa foi dividida em duas etapas: I) Aplicação de questionário on-line aos docentes que atuam na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; II) Coleta, análises e reflexões sobre os resultados da pesquisa. A pesquisa é de cunho qualitativo e caracterizada como estudo do tipo exploratório e descritivo. Constatam-se que 75% dos professores tiveram pouca ou nenhuma capacitação para o uso de novas tecnologias durante o ensino remoto, e 62,5% dos entrevistados afirmaram que a relação de proximidade com o educando piorou durante esse período. Todavia, conseguiram se reinventar e inserir novas metodologias durante o ensino remoto emergencial.