ALIMENTAÇÃO – FONTE DE MATÉRIA E ENERGIA: a situação de estudo como ferramenta de ensino interdisciplinar e objeto de pesquisa

Autores

  • Julian Miranda da Costa FURG

Resumo

Esse trabalho é vinculado ao GEQPC (Grupo de Educação Química na produção curricular em Ciências) com sede na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com suporte teórico-metodológico para a produção curricular no ensino híbrido por meio de Situação de Estudo. Esse movimento, contou com a participação discentes, professores preceptores da rede municipal e estadual, além dos docentes das áreas de ciências da natureza da FURG no âmbito do subprojeto interdisciplinar na área de Ciências, do Programa Residência Pedagógica da CAPES. Essa produção foi desenvolvida em um contexto de pandemia, cujos processos interativos limitaram o exercício de práticas educativas de modo presencial. Contudo, produziu-se a SE denominada Alimentação: fonte de matéria e energia, como meio de oportunizar aos discentes a evolução de significados conceituais de uma da biomolécula pela contextualização. Assim, torna-se a referida SE, objeto de estudo e reflexão por meio da atividade de pesquisa.

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Publicado

2022-11-22