JUSTIÇA SOCIAL PARA OS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: UTOPIA OU REALIDADE

Autores

Palavras-chave:

Catadores, Qualificação Profissional, Reciclagem

Resumo

Este artigo traz para a problematização e reflexão a temática da justiça social em relação aos trabalhadores de materiais recicláveis, que ainda vivem processos de desigualdades, exclusão e marginalização social e econômica. Na pesquisa foram entrevistados 12 trabalhadores de diferentes espaços que possuem ou recebem materiais recicláveis na cidade de Santa Maria/RS, no intuito de conhecer suas dificuldades e expectativas de vida e profissão. Diante de condições precárias e insalubres para o exercício profissional que vão desde a falta de identificação e separação adequada dos resíduos até a forma como as pessoas chegam para a entrega, um olhar humanizado e munido de sensibilização ambiental se faz necessário. A oferta de cursos de formação e ampliação da escolaridade desses trabalhadores, aliados a campanhas de conscientização e valorização destes profissionais, deveriam ser ações assumidas pelas gestões públicas e a sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Naiane Soares Druzian, IFFAR/UNIPAMPA

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Especialização em Direitos Humanos pela Faculdade de Educação São Luis (2019). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT(IFFAR). Atualmente é Assistente Social na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, no Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE), atuando nas Políticas de Assistência Estudantil.

Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, IFFAR

Possui graduação em Ciências Licenciatura Curtade 1º Grau (1985), graduação em Ciências Licenciatura Plena Habilitação em Física (1987) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutora em Educação em Ciências pela UFRGS (2014). Foi professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -Campus Panambi . Tem experiência docente na educação básica e superior atuando principalmente no ensino de Física e formação de professores de Ciências da Natureza e atua como docente e orientadora no Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2022-11-22