LETRAMENTO CIENTÍFICO E A PERSPECTIVA AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA AS PUBLICAÇÕES
Resumo
O Ensino de Ciências possui importante contribuição na construção do ser social e científico em comunidade, em um processo educativo vinculado especialmente ao contexto escolar, desde a infância. Cabe ao professor pedagogo promover a iniciação à Ciência com as crianças, mesmo diante dos desafios de uma formação inicial generalista, e as atribuições de ensino associadas à criticidade e ao Letramento Científico (LC) dos estudantes. Este último reconhecido pela literatura como caminho para que haja uma contextualização do ensino, fazendo com que seja possível a capacitação dos indivíduos para resolução de ações e decisões cotidianas amparadas pelo conhecimento científico. Neste contexto, este estudo objetiva mapear e analisar artigos encontrados na plataforma Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior relacionados com o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos últimos 10 anos, descrevendo possíveis interfaces com LC. Por meio da análise desses artigos, observou-se uma inexpressiva amostra de produções referentes à temática da Educação Ambiental associadas aos anos iniciais do ensino fundamental. Entretanto, os trabalhos existentes apresentam que é possível e eficaz desenvolver uma consciência de natureza e de Educação Ambiental, e consequentemente, a desenvoltura do LC nos anos iniciais, potencializando os níveis de LC. Nos seis artigos analisados foi possível estabelecer os níveis de LC encontrados em cada estudo, resultando em dois artigos classificados com o LC nominal, um com LC funcional, dois com LC conceitual e apenas um com LC multidimensional. Através dessas análises, observa-se que o ensino ambiental nos anos iniciais ainda se apresenta de maneira superficial, e por vezes nula, acarretando em indivíduos que não possuem oportunidade para desenvolver o Letramento Ambiental desde a infância, e se tornar cidadãos ativos e críticos nas tomadas de decisões ambientais em sociedade.