O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: UMA PROPOSTA QUE APROFUNDA A DUALIDADE E AS DESIGUALDADES
Palavras-chave:
Educação. Desigualdades Educacionais. Ensino Médio. Reforma.Resumo
O texto em tela tem como objetivo discutir a dualidade instalada no sistema educacional brasileiro e seu agravamento com a implementação do Ensino Médio pela Lei 13.415/2017. Tece apontamentos de pesquisadores/as e analisa estatísticas de aprendizagem, evasão e abandono escolar que contradizem a BNCC e as propagandas nacionais e estaduais em defesa da proposta. O estudo segue os critérios da pesquisa bibliográfica e qualitativa, realiza uma revisão da literatura, interpreta a teoria considerando seu significado contextual, colocando-se em abordagem hermenêutica e dialética. As principais informações, levantadas no banco de dados do IBGE e PNAD, constituem fonte da análise. A reforma educacional promove um processo de crescente desqualificação do Ensino Médio ao forçar uma mudança na educação básica que aprofunda as desigualdades educacionais, hierarquiza escolas e precariza, ainda mais, a formação oferecida pelas instituições públicas de Ensino Médio.