O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: UMA PROPOSTA QUE APROFUNDA A DUALIDADE E AS DESIGUALDADES

Autores

  • Edivanda Gambin Albarello Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missôes
  • Claudionei Vicente Cassol Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missôes https://orcid.org/0000-0001-7837-887X

Palavras-chave:

Educação. Desigualdades Educacionais. Ensino Médio. Reforma.

Resumo

O texto em tela tem como objetivo discutir a dualidade instalada no sistema educacional brasileiro e seu agravamento com a implementação do Ensino Médio pela Lei 13.415/2017. Tece apontamentos de pesquisadores/as e analisa estatísticas de aprendizagem, evasão e abandono escolar que contradizem a BNCC e as propagandas nacionais e estaduais em defesa da proposta. O estudo segue os critérios da pesquisa bibliográfica e qualitativa, realiza uma revisão da literatura, interpreta a teoria considerando seu significado contextual, colocando-se em abordagem hermenêutica e dialética. As principais informações, levantadas no banco de dados do IBGE e PNAD, constituem fonte da análise. A reforma educacional promove um processo de crescente desqualificação do Ensino Médio ao forçar uma mudança na educação básica que aprofunda as desigualdades educacionais, hierarquiza escolas e precariza, ainda mais, a formação oferecida pelas instituições públicas de Ensino Médio.

Biografia do Autor

Claudionei Vicente Cassol , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missôes

Doutor em Educação nas Ciências – PPGEC – Unijuí (Bolsa PROSUC/CAPES). Professor na URI – Frederico Westphalen-RS e CEEDO – Cerro Grande-RS. Integrante do Grupo Biosofia (Pesquisa e Estudos em Filosofia), URI-Frederico Westphalen-RS.

Downloads

Publicado

2022-11-22