USO DE SIMULADOR VIRTUAL, COMO RECURSO DIDÁTICO DURANTE O PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Autores

  • Marcelo Francisco Schedler Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense
  • Carlos Emilio Padilha Severo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense
  • Marta Helena Blank Tessmann Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Estufa elétrica MX1. Simulador Virtual. Tecnologias Educacionais.

Resumo

É inegável que a educação e os métodos educacionais mudam ao longo dos tempos, muito evidenciado pela aceleração no uso das tecnologias e da oferta cada vez maior do ensino a distância. Atualmente já estamos vivenciando a chamada educação 4.0, através da inserção de uma série de novas tecnologias digitais, como internet de alta velocidade, espaços Maker, realidade aumentada, realidade virtual, entre outras. O presente estudo, apresenta os resultados parciais de uma dissertação de mestrado em andamento, onde pretende-se estudar estratégias pedagógicas com apoio de um simulador virtual, como recurso didático nos processos de ensino e aprendizagem. Estudando assim, os contextos para o uso deste recurso tecnológico; descrevendo as contribuições, segundo a perspectiva dos alunos e professores. Buscando responder o problema da pesquisa, que será entender: quais as contribuições que o uso de deste, traz ao processo de ensino e aprendizagem, como recurso didático na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os resultados prévios baseados na análise do estado do conhecimento, mostram que as tecnologias, em especial os simuladores virtuais, contribuem decisivamente para a diversificação dos recursos didáticos e melhoria do processo de ensino e aprendizagem, mostrando também a necessária capacitação dos docentes para uso das tecnologias.

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Publicado

2022-11-22