ACESSIBILIDADE EM BIBLIOTECAS: uma pesquisa sobre inclusão

Autores

  • Cristiane Pereira da Silva IFSUL
  • Renata Porcher Scherer IFSUL

Palavras-chave:

Acessibilidade, Bibliotecas, Inclusão, Pessoa com deficiência

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados parciais de uma dissertação de mestrado em andamento sobre a acessibilidade em bibliotecas escolares no âmbito dos Institutos Federais. Assume como objetivo apresentar uma revisão do estado do conhecimento acerca da temática da acessibilidade em bibliotecas. Realiza-se uma análise de trabalhos acadêmicos que vêm sendo produzidos na área de acessibilidade em bibliotecas buscando compreender o papel da acessibilidade dentro de espaços não formais de ensino, como as bibliotecas. Realizou-se uma pesquisa no catálogo de teses e dissertações da CAPES, na qual foram encontrados oito trabalhos em nível de mestrado com relação direta com a temática pesquisada. Os resultados da análise indicam que a maioria das bibliotecas não possuem estrutura física e acessibilidade para atender aos usuários com deficiência. Também, identificamos que existem poucas ofertas de formação continuada para os bibliotecários na área da acessibilidade.

Downloads

Publicado

2022-11-22