ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2020
Resumo
A temática ambiental tem sido foco em discussões no Ensino de Ciências, tendo em vista a problemática decorrente das mudanças ambientais ao longo dos últimos anos. Tais discussões devem estar presentes no contexto da Educação Básica, pois trata de um espaço profícuo para o desenvolvimento de entendimentos e tomada de consciência acerca dos problemas que acometem a sociedade. Apresenta-se neste texto um estudo com o objetivo de analisar de que forma a Educação Ambiental (EA) está inserida nos Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (LDCEF) a partir da proposição da Base Nacional Comum Curricular. A presente pesquisa em Ensino de Ciências possui uma abordagem qualitativa, do tipo documental, realizada com dez coleções de LDCEF, indicados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, todos são manuais dos professores do 6º ano, o qual obteve um total de 99 atividades analisadas. As concepções de EA que compõem o corpo da pesquisa se destacam sendo três: Conservadora (52:99), Social (39:99) e Política (08:99). Ressalta-se a importância da análise para o processo de escolha dos livros pelos professores com foco em superar a visão conservadora de EA ainda presente no contexto da Educação Básica brasileira.