TEORIAS EDUCACIONAIS ARTICULADAS AO FRAMEWORK TPACK NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Laís Gottardo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paula Vanessa Bervian Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A presente investigação é de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. O objetivo é analisar quais teorias educacionais estão articuladas ao framework TPACK no Ensino de Ciências. O corpus de análise é constituído por teses e dissertações encontradas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e totaliza seis pesquisas. Para a análise dos dados, utilizamos a metodologia de Análise Temática do Conteúdo e suas etapas. A categoria de análise foi definida a priori, sendo “Teorias Educacionais articuladas ao framework TPACK”, na referida categoria encontramos quatro Teorias Educacionais diferentes: Teoria Sociointeracionista, Teoria Histórico Cultural, Teoria da Flexibilidade Cognitiva e Teoria da Aprendizagem Colaborativa. Destacamos que todas as teorias abordam a importância da interação com o outro no processo de ensino e aprendizagem e ao utilizar as premissas do TPACK, bem como, a importância mediadora do desenvolvimento cognitivo das TIC.

Downloads

Publicado

2022-11-22