ITINERÁRIOS FORMATIVOS E PROJETO DE VIDA, EIS UMA REFLEXÃO!

Autores

  • Graciela Pavelacki Oliveira UNIJUÍ
  • Maria Cristina Pansera de Araújo UNIJUÍ

Palavras-chave:

educação, professor reflexivo, itinerários formativos

Resumo

A educação permite muitos debates, diálogos, interpretações, reformulações, na verdade ela é inacabada, vivenciando constantes modificações e reformas. Alguns estudiosos ajudam a pensar a educação e os educadores, por meio de reflexões sobre o ensino, que constrói alternativas e tenta superar a fragmentação, desde a realidade vivenciada pelo aluno numa discussão interdisciplinar.
Muitos educadores preferem trabalhar de forma isolada, apropriando-se apenas da disciplina e dos conteúdos a serem desenvolvidos, de forma a ficar restritos a esse modelo, que gera, muitas vezes, apenas transmissão de conhecimentos, sem reflexões, diálogos interdisciplinares e emancipadores. Objetivamos então, apresentar algumas reflexões sobre características do conceito de professor reflexivo. Este estudo tem como referência os pensamentos de Donald Schön e Kenneth M. Zeichner, e as alterações do currículo do Ensino Médio, intitulado como Novo Ensino Médio (NEM). Estes autores auxiliam, assim, a pensarmos o processo reflexivo e sua implicação no ensino atual, para discutirmos questões pertinentes à educação. O problema que orienta este artigo é: quais as evidências de que o desenvolvimento de itinerários formativos propicia uma formação docente crítica?

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Publicado

2022-11-22