APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Vivências e reflexos para além da escola

Autores

  • Geilson de Arruda Reis Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Suzana Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari - Univates

Palavras-chave:

Contexto escolar., Contexto não escolar., Educação Ambiental., Experiências de aprendizagem.

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado em Ensino que versa sobre um projeto de Educação Ambiental desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental desde 2012, em uma escola municipal de Imperatriz/MA: o “Projeto Bacuri Verde - Adote uma Árvore”. Objetivou-se identificar se a vivência no contexto do referido projeto, resultou em aprendizados para os estudantes dentro e fora da escola. A metodologia de natureza qualitativa, aproximou-se de estudos multicasos. Participaram 9 alunos egressos e 3 ingressos, sendo no total 12 voluntários. Os dados produzidos por entrevistas semiestruturadas, foram gravados e transcritos. A análise seguiu a abordagem da Análise Textual Discursiva por meio de categorias. Os resultados revelaram que as aprendizagens e experiências provenientes do Bacuri Verde demostraram relevância tanto ao contexto escolar como no não escolar. Foram apontadas mudanças positivas nas formas de relacionamento e comunicação em espaços e temporalidades posteriores à época da escola.

Biografia do Autor

Geilson de Arruda Reis, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Geilson de Arruda Reis é doutorando em Ensino com Bolsa Taxa Prosuc/CAPES no PPGEnsino (Univates). Mestre em Ensino (Univates). Docente da Educação Básica, atua na formação continuada de professores e na gestão de programas de Educação Ambiental. Integra os Grupos de Pesquisa: Juventudes, Imagem e Educação (JImE/Univates) e Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). E-mail para contato: geilson.reis@universo.univates.br

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Suzana Feldens Schwertnner é psicóloga e doutora em Ensino. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Professora do curso de Psicologia da Univates. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Juventudes, Imagens e Educação (JImE/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates).

Downloads

Publicado

2022-11-22