APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Vivências e reflexos para além da escola
Palavras-chave:
Contexto escolar., Contexto não escolar., Educação Ambiental., Experiências de aprendizagem.Resumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado em Ensino que versa sobre um projeto de Educação Ambiental desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental desde 2012, em uma escola municipal de Imperatriz/MA: o “Projeto Bacuri Verde - Adote uma Árvore”. Objetivou-se identificar se a vivência no contexto do referido projeto, resultou em aprendizados para os estudantes dentro e fora da escola. A metodologia de natureza qualitativa, aproximou-se de estudos multicasos. Participaram 9 alunos egressos e 3 ingressos, sendo no total 12 voluntários. Os dados produzidos por entrevistas semiestruturadas, foram gravados e transcritos. A análise seguiu a abordagem da Análise Textual Discursiva por meio de categorias. Os resultados revelaram que as aprendizagens e experiências provenientes do Bacuri Verde demostraram relevância tanto ao contexto escolar como no não escolar. Foram apontadas mudanças positivas nas formas de relacionamento e comunicação em espaços e temporalidades posteriores à época da escola.