COMPREENSÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL ACERCA DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Reflexão crítica, Ensino de Ciências, Pensamento, Concepções, Estratégias de EnsinoResumo
Esta pesquisa busca compreender a concepção de Pensamento Crítico (PC) adotada por professores em formação inicial (PFI) de um Curso de Ciências Biológicas e reconhecer quais estratégias de ensino que os mesmos consideram promotoras do PC no ensino de Ciências. Para tanto, durante um Componente Curricular de Prática de Ensino desenvolvemos dois questionários no Mentimeter, os quais foram respondidos por doze PFI e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que as concepções de PC dos PFI estão associadas principalmente ao PC como refletir e tomar decisões (6:12). Em relação as estratégias de ensino promotoras do PC foram destacadas principalmente questionamentos, debates e aulas práticas. Percebemos que os PFI reconhecem a importância de um PC, no entanto, suas concepções ainda precisam ser problematizadas com fundamentação teórica e contextualizadas em ambiente prático, para que assim possam intervir positivamente no contexto escolar.