A Formação inicial de professores de matemática no Brasil: um resgate histórico

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Professores que ensinam matemática, Currículo

Resumo

O objetivo deste artigo é delinear um panorama do processo de formação inicial docente dos professores de matemática no Brasil. Este trabalho é um recorte da revisão bibliográfica da tese de doutorado que o primeiro autor está desenvolvendo no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), na linha de pesquisa de Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Verificamos um avanço nas políticas educacionais na formação docente, a exigência de formação superior na área específica, a partir da LDB de 1996, atrelada a diversas propostas que visam articular teoria e prática na formação do professor de Matemática durante a graduação, visando a uma formação que possa articular um ensino interligado aos conhecimentos pedagógicos e da área específica.

Biografia do Autor

Francisco Jucivânio Félix de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino ? PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - Univates, na linha de pesquisa de Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGP/UFJF, especialista em Gestão de Políticas Publicas pela UFJF e em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Administração de Empresas (2012) pela Universidade Federal do Ceará e Licenciado em Matemática (2004) pela mesma universidade.

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taguari - Univates

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa.

Downloads

Publicado

2022-11-22