CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA O REPERTÓRIO CULTURAL DOS ESTUDANTES: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM

Autores

  • Rafaelly Schallemberger Iffar
  • Emily Micaela Vieira
  • Ayscha Evelin Vater Bartzen
  • Eduardo Felipe Vieira
  • Lucas Emanuel Schallemberger

Palavras-chave:

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Leitura., Obras clássicas., Redação.

Resumo

Sabe-se da importância que a leitura desempenha na formação do cidadão, tendo por meio desta a concepção do cidadão crítico, autônomo e participativo, circunstâncias indispensáveis para o pleno exercício da cidadania. Assim, este trabalho, de natureza aplicada, é baseado no método dialético, exploratório, pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e busca realizar a revisão bibliográfica sobre o assunto expondo a importância da leitura na formação do cidadão, especialmente na redação do ENEM. Busca-se, essencialmente, demonstrar de que forma as obras de José de Alencar, do período Romântico, podem contribuir como repertório cultural do aluno que participa desse exame. Considera-se a hipótese de que o arcabouço teórico do período, bem como o enredo das histórias, sirvam como subsídio para a escrita e o debate dos diferentes temas no Exame Nacional do Ensino Médio. A base teórica se dá essencialmente em Kleiman (2013) e Eagleton (2003). O corpus de análise são quatro obras de José de Alencar. Por fim, verificou-se que as obras contribuem significativamente com o repertório cultural dos alunos, facilitando a escrita de temas complexos como os do ENEM.

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Publicado

2022-11-22