PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS À LUZ DA MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada. Saberes da Docência. Professor Reflexivo.

Resumo

Este trabalho versa resultados de pesquisa qualitativa, que advém de inquietações referentes à docência nos Anos Iniciais. Apresentamos como objetivo, compreender os elementos presentes em práticas pedagógicas de Modelagem nas Ciências que podem contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A constituição dos dados, deu-se por meio da escrita de seis diários, referentes a cinco encontros formativos, em que os sujeitos da pesquisa participaram por meio de um Curso de Extensão. Seguimos os procedimentos da Análise de Conteúdo e discutimos neste texto, o entrelaçamento e possibilidades das temáticas, bem como seus limites e desafios. Destacamos que as professoras textualizam elementos da Modelagem nas Ciências marcados nas habilidades de perguntar, observar, organizar, anotar, testar, formular hipóteses, sistematizar e construir argumentos. Porém, apresentam desafios associados ao planejamento, cumprimento de programas e a insegurança docente para conduzir práticas mais investigativas.

Biografia do Autor

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Downloads

Publicado

2022-11-22