EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. CONFLUÊNCIAS E CONJUNTURA COM A CÁTEDRA PARA PAZ NO CONTEXTO DE POST ACORDO NA COLÔMBIA

Autores/as

  • Cesar Augusto Lozano Parga UNIJUÍ
  • Daniel Fernando Sanchez Navarro UNIJUÍ

Resumen

O seguinte trabalho se encaminha a compreender a cátedra para a paz na sua dimensão de política pública sobre educação, seus objetivos e como estes têm pontos de encontro com a educação em direitos humanos diante os desafios que tem a Colômbia a causa do fim do conflito armado. Nesse intuito, este texto se organiza metodologicamente como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, estruturada da seguinte forma:1. Entender a particularidade do panorama colombiano. 2. Descrição sobre a cátedra para a paz. 3. Discussão teórica sobre educação em direitos humanos como campo em construção e sua relação com a pós conflito em geral, mas especificamente com a cátedra da paz. 4. Analise de uma destas experiencias no intuito de formular leituras claras do estado atual dessa relação e dos principais desafios que esta produz para o campo da educação e a cidadania dentro das escolas colombianas no contexto dos acordos para a paz.

Palavras-chave: Processo de paz em Colômbia. Cátedra para a paz.  Educação em Direitos Humanos. Politica Pública. Educação.

Publicado

2019-04-15

Número

Sección

Estado, Democracia e Políticas Públicas